quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Minas Gerais - Capitólio e Largo de Furnas

Vou tentar falar de Minas sem babar tanto ovo pra comida e pras pessoas, as paisagens vocês podem ter uma ideia pelas fotos..rsrs
Reservei a viagem para o feriado de São Paulo com a JR Seib, mas foi uma zona. A impressão que me deu foi que os monitores estavam curtindo o feriado e pouco se importavam com o trabalho. Definitivamente não os recomendo.
A viagem de ônibus de São Paulo para Capitólio levou cerca de 6 horas e chegamos a tempo para um belo amanhecer no Clube Náutico da cidade onde acampamos nas margens da represa.
Estava um pouco tensa com a possibilidade de acampar com chuva durante 3 dias, mas felizmente a previsão do tempo errou mais uma vez. Houveram períodos de muitas nuvens, mas o sol apareceu em vários momentos ao longo do dia.
O clube só abre aos fins de semana e tem uma boa estrutura de banheiros, almoço e piscinas (o café da manhã é fraco e como não havia demanda, eles fecharam antes do jantar), além da vista sensacional da represa. O único detalhe daqui é que se você não vai de carro, acaba preso ao clube, sendo possível apenas visitar a cachoeira da Filó (em torno de 3km - ida e volta) e a hidrelétrica de Furnas (em torno de 2km - ida e volta).
No primeiro dia pela manhã fizemos um passeio de lancha pelos canions e cachoeiras da região e foi sensacional! O tempo começou fechado, mas o sol abriu e pudemos desfrutar de uma linda paisagem que misturava o verde do lago com o marrom alaranjado dos canions de pedra mineira. O passeio leva em torno de 2h a 2h30 e passa pela Gruta dos Tucanos, Canions e suas cachoeiras, Cachoeira da Cascata e Lagoa Azul (que não é azul, é amarelada e por ser um trecho particular, precisa pagar R$10 para subir).
A tarde conheci uma mineira que nos indicou a visita a hidrelétrica de Furnas. O caminho desde o clube é bem bonito e os arredores da hidrelétrica próximo do horário do pôr do sol também é lindo. O sol nos castigou um pouco por ser um caminho beira de estrada, mas valeu a pena. Também é possível visitar o interior da usina durante a semana mediante agendamento.
Os mineiros que conhecemos disseram que o nível do lago vem subindo nos últimos tempos, mas ainda está muito abaixo do normal e por essa razão, a hidrelétrica não está funcionando como antes (a seca de 2014 baixou o volume útil do reservatório a 13% da capacidade).
No dia seguinte passamos a tarde na cachoeira Filó. Eu não esperava grandes coisas por ser muito próxima do clube e da estrada, mas fui novamente surpreendida: fácil acesso, um bom volume de água e linda piscina (porém bem fria por ser cercada de mata).
E fechamos o feriado com mais piscina e a represa.
Pelo que conversamos com os locais, indo de carro é possível aproveitar mais do dia e da noite das outras 5 cidades que abrangem o Lago de Furnas e com certeza esse será um bom motivo para eu voltar lá :)




Nascer do sol na represa - vista do Clube Náutico


Gruta dos Tucanos


Gruta dos Tucanos


Gruta dos Tucanos


Uma das cachoeiras do Canion


Outra cachoeira do Canion


Canion


Cachoeira da Lagoa Azul


Caminho do clube até a hidrelétrica


Caminho do clube até a hidrelétrica


Hidrelétrica de Furnas


Hidrelétrica de Furnas


Reservatório da hidrelétrica de Furnas


Hidrelétrica de Furnas


Caminho do clube até a hidrelétrica


Clube Náutico


Cachoeira Filó


Cachoeira Filó


Cachoeira Filó


Clube Náutico


Clube Náutico


Volta pra SP
Cachoeira da Cascata

Represa no Clube Náutico



Volta pra São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário