domingo, 16 de outubro de 2016

Piranhas: Rio São Francisco, cangaço e canions do xingó - Sergipe

Há anos queria conhecer os canions do xingó na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas, mas os preços das passagens e a enorme lista de desejos (por novos destinos) adiaram os planos de algumas viagens que venho realizando agora nesse segundo semestre.
Em Aracaju o que mais me animou mesmo foi a Reciclaria, uma casa de cultura com shows, restaurantes, bar, brechó... no qual tive o prazer de conhecer a Dona Nadir - cantora de samba regional e personalidade da comunidade quilombola da Mussuca.
Na cidade eu me hospedei no bairro do Atalaia: bem localizado, próximo do aeroporto, da praia e com boas opções de restaurantes ao redor.
Dica: instale o app da 99 taxi e aproveite o desconto de 30% que funciona muito bem na região (não rola Uber, por enquanto).
Visitei a Croa do Goré, mas pareceu praia grande paulista em véspera de ano novo... não curti. Além do mais, não consegui ver a croa em maré baixa, pois me deram informação errada pra vender o passeio.
A praia do Saco é linda, mas o passeio pra lá exige alguns passatempos..rs O ônibus das agências te deixam num ponto de apoio (num restaurante associado a alguma agência de turismo) ás 9h e te buscam ás 16h. Os atrativos da praia são: areia branca e mar, passeio de buggy (por uma piscina natural, dunas e encontro do rio com o mar na Ponta so Saco) e passeio de lancha até Mangue Seco.
De Aracaju segui para a região do Xingó utilizando ônibus da Coopertalse (http://www.coopertalse.com.br/roadsystem/HorariosSite.wsp?tmp.origem=ARACAJU&tmp.destino=CANINDE) até Canindé (25 reais), depois van até a rodoviária de Piranhas (5 reais) e de lá mototaxi até o centro histórico (4 reais) essa super jornada de Canindé pra Piranhas Velha pode ser resumida a um taxi - 35 reais ou mototaxi - 15 reais..rs
Os Canions estão mais próximos de Canindé, mas o encanto está em Piranhas: centro histórico fofo às margens do Rio São Francisco, com música ao vivo no fim de semana a noite, boas opções de restaurantes, anoitecer lindo a partir do mirante da Pedra do Sino e patrimônio histórico nacional.
Na região só há Banco do Brasil, CEF e Bradesco, em todo caso, melhor levar algum dinheiro em espécie, pois alguns locais só aceitam dinheiro.
De Piranhas é possível pegar um catamarã até Espaço ecológico Angicos ou até o Eco parque que dão acesso a grota de angico e trilha onde foram capturados grandes personagens do cangaço nordestino, como Lampião e Maria Bonita.
Nossa guia de trilha do Eco Parque, a Valkiria, foi uma querida, demonstrou conhecimento, posição e foi bem atenciosa.
O Espaço Angicos é mais próximo da grota, mas o Eco parque tem outros atrativos como tobogã, cavalos, slackline, sup e barco até o  povoado de Entremontes.
Entremontes é bem pequeno (de acordo com o barqueiro local, tem cerca de 900 habitantes), mas achei uma graça. O povoado fica a beira rio, tem casinhas coloridas, pessoas sentadas nas portas das casas conversando ou trabalhando e é conhecido pelos trabalhos das rendeiras























Nenhum comentário:

Postar um comentário