quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Manaus

Uma das minhas saias justas era responder como eu podia ter rodado boa parte do mundo e não ter conhecido a Amazônia?..rsrs (respondo minhas restrições quanto ao destino no final do texto)
Na minha mini viagem de 5 dias, eu só reservei a hospedagem do primeiro dia em Manaus.
Li algumas opções de passeios, mas deixei para decidir lá. Eu vi uma dica de uma mulher que também viajou sozinha por Manaus na página dos Mochileiros de um guia chamado Rafael da empresa Amazon Riders (92 9298-0108). Eu pedi informações, chorei pelo preço e fechei os passeios pelo whats app e foi bem tranquilo.
O que fiz foi:
- Passeio de um dia pela região de Manaus - Rio Negro (R$150,00 a 160,00): muitos turistas. Aqui você visita o encontro das águas (lindo!), faz uma mini trilha para ver um pouquinho da mata ciliar, vitória régia, pirarucu e vê alguns nativos explorando animais selvagens (triste..), assiste a um show indígena (para gringo ver) e entra na água com os botos (uma fofura). 
- 2 dias e 1 noite na região de Altazes - Solimões (R$295,00 a R$320,00 em dormitório ou R$400,00 em cabana). Aqui você vê menos turistas e tem uma experiência um pouco menos forçada que o passeio acima: pesca de piranha, passeio pelo rio juma, pôr do sol com botos, pássaros e jacarés pelo caminho, trilha pela mata com um pouquinho de plantas medicinais e sobrevivência na selva, nascer do sol lindíssimo com uma enorme quantidade de pássaros e focagem de jacaré a noite.
Ainda há opção de estender o passeio em mais um ou dois dias com acampamento na selva e visita a uma família de ribeirinhos.
- Tentei ir pra Presidente Figueiredo, região de cachoeiras, mas não formaram grupos pra ir no dia que escolhi (esse passeio sai em torno de R$180,00). Pra visitar essa região é melhor alugar um carro ou dividir carro com alguém no hostel. Se for com guia, peça para visitar a Lagoa Azul com alguns dias de antecedência para que eles peçam autorização para visita.
Pelo centro de Manaus, vale a visita ao Teatro Amazonas (visitas guiadas gratuitas às terças e R$20,00 nos outros dias), Palacete Provincial (aberto só até às 14h depois do corte da verba da cultura - fiquei chocada), Galeria do Largo, Mercado Municipal e o restaurante Tambaqui de Banda (delícia!)
Outras opções é visitar o Museu da Amazônia (MUSA), mas achei muito distante e muito pouca informação pra grandiosidade do assunto e a praia de Ponta Negra (bem cheia, mas com um lindo pôr do sol).
Se puder, assista a apresentação da Amazonas Jazz Band. Eles são incríveis! Misturam jazz e salsa num show lindo!

Resposta: Meu avô morava em Cáceres e eu conheci um pedacinho do Pantanal quanto tinha 10/11 anos e o que lembro é: cobras mortas ao longo da estrada, muito calor, muita poeira, muitos insetos e uma feira com animais inteiros pendurados em algumas barracas... pensei que a Amazônia não seria muito diferente disso e não me interessei muito por conhecer até poucos meses atrás quando comprei as passagens.

vista do teatro

teatro amazonas

teatro amazonas

teatro amazonas

galeria do largo

centro

porto

mini trilha na mata ciliar

mini trilha na mata ciliar

tribo indígena

boto cor de rosa

ponte do rio negro

rio negro e solimões

solimões

vitória régia

lago pelo caminho

em direção ao rio juma

em direção ao rio juma

em direção ao rio juma

grupo amarelo

falta do que fazer (não tenho paciência pra pescar..rs)

urubu-rei

pescaria

rio juma

jacaré

início do pôr do sol

alvorada

início do dia no rio juma

rio juma

rio juma

Conrado e as dicas da selva 

palacete provincial

árvore de 600 anos e casa da Celeste, ops Cobra Cipó - musa

vitoria regia - musa

praia da ponta negra



Nenhum comentário:

Postar um comentário