segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

São Paulo - Capital

Por ser da região metropolitana de São Paulo, acabei tendo que trabalhar e estudar na Capital. Gostei tanto que moro aqui há uns 9 anos..rs

São Paulo pode não ser tão bonita quanto o Rio, mas tem tantas opções culturais e gastronômicas que dificilmente você a conhecerá por inteiro (não se deixe levar pela aparência dura, cinza, caótica, pois se São Paulo fosse uma pessoa, certamente seria um nerd interessante..rs).

Para ver o que rola barato ou gratuito na cidade, eu sempre consulto o Chicken or Pasta "https://www.facebook.com/chickenorpastasir/", que postam as boas do fim de semana ou a página do Sesc São Paulo "https://www.facebook.com/sescsp/?fref=ts"

Hospedagem:
Centro é ótimo para andar, ver os pontos turísticos, ir aos museus, comprar, comer... mas se você não é daqui, recomendo tomar cuidado onde se hospedar nessa região, pois ela costuma ser deserta a noite. Se você for ficar  por aqui, prefira a região da Bela Vista/Vila Buarque/Consolação/Paulista. 
Se você for mais da noite, gostar de barzinhos e música ao vivo, a Vila Madalena é um bom lugar para ficar. Tem vários bares, restaurantes e música ao vivo durante toda a semana e hostels descolados com atividades e shows nos fins de semana.
Na região da Vila Olímpia e Itaim Bibi, você encontra uma região mais empresarial e uma serie de bares e baladas mais arrumadinhas (não sei que termo usar..rsrs, mas aqui você precisa de um salto e maquiagem mesmo que for para um happy hour. Já no centro e vila madalena, você pode ir mais a vontade). 
Zonas norte/leste são distantes do fervo e dos pontos turísticos..rs

Pontos turísticos: 
Se não conhece a cidade e tem tempo, eu recomendo fazer o free walking tour (http://www.saopaulofreewalkingtour.com/thetour). Eles têm três roteiros gratuitos, sendo eles pelo centro histórico, avenida paulista e vila madalena. Vale pra conhecer um pouco da história da cidade, conhecer gente e ter uma ideia dos lugares antes de desbravá-la sozinho. No link que eu coloquei tem a programação dos dias e horários.
Caso não queira fazer ou não tenha tempo para isso, recomendo ir ao:
- centro histórico: visitar o teatro municipal, viaduto do chá, vale do anhangabaú, subir no edifício martinelli e ter uma bela vista de são paulo, pateo do colégio, catedral da sé, igreja são bento, fazer compras ou surtar com a muvuca da 25 de março e finalizar essa parte da cidade no mercadão municipal, onde poderá se deliciar com as frutas e com o famoso e enjoativo lanche de mortadela..rsrs
- estação da luz: ver a estação de trem por dentro e por fora, visitar a pinacoteca (meu museu favorito na cidade!), andar pelo parque da luz, ir as compras na José Paulino e passar umas 2h decidindo onde comer entre as dezenas de restaurantes diferentes da região (áraba, grego, búlgaro, vietnamita...).
- vila madalena: ver os grafites do beco do batman, entrar nas galerias, ir em algum dos vários cafés e restaurantes e terminar o dia num bar de música ao vivo.

Museus:
Pinacoteca - considerado o museu mais antigo da cidade, a Pinacoteca foi inaugurada em 1905  e conta com exposições temporárias no 1º andar e acervo no 2º andar de um prédio lindo em frente a estação da luz. Aberto ao público de  terça a domingo, sendo gratuito aos sábados.
MASP - é o símbolo de São Paulo e conta com um dos mais importantes acervos do hemisfério sul. O museu está localizado na estação Trianon MASP, aberto ao público de  terça a domingo, sendo gratuito as terças-feiras.
Museu da Imigração - a antiga hospedaria inaugurada em 1887 se tornou um dos principais centros de recepção e triagem dos estrangeiros que viam no Brasil a oportunidade de refazer suas vidas ou fugir da guerra. Hoje abriga informações, documentos e histórias desse período. Localizado próximo da estação Bresser-Mooca e aberto ao público de  terça a domingo, sendo gratuito aos sábados.
Catavento Cultural e Educacional - é um museu interativo de ciências e o melhor para ir com as crianças. Localizado próximo da estação Parque Dom Pedro II e aberto ao público de  terça a domingo, sendo gratuito aos sábados.
Outras opções de museus aqui (lembrando que no momento o Museu do Ipiranga e da Língua Portuguesa estão fechados para reforma): http://www.guiadasemana.com.br/arte/noticia/15-museus-imperdiveis-em-sao-paulo

Restaurantes:
Aqui você encontra uma infinidade de restaurantes de todas as regiões do Brasil e de vários países do mundo. Basta pensar no que quer comer e dar um google..rs
Em relação aos restaurantes locais que eu indico está o Rancho Nordestino (comida nordestina deliciosa a um preço justo. bom pra quem gosta de cachaça também - Rua Manoel Dutra 498),  ali pertinho do Rancho também tem um outro bom restaurante chamado Amigo Giannotti que serve deliciosas e sequinhas fogazzas!, Mocotó (comida nordestina com um toque gourmet. a comida é deliciosa, mas o restaurante fica longe do centro e a badalação dos últimos tempos, aumentou a fila e os preços - Avenida Nossa Senhora do Loreto - 1100), Segredos de Minas (comida mineira farta e gostosa - Rua Bela Cintra, 919) e o Amazônia representando a região norte (comida muito saborosa, mas um pouco mais cara - Rua Rui Barbosa, 206).
Para ter uma ideia, eu decidi comer em um restaurante de nacionalidade desconhecida por dia e o resultado foi esse (daria pra passar um mês nessa jornada):
1- Biyou'z - a chefe é de Camarões e eles servem comida crioula no centro.
A comida é ok. Não gostei da mandioca frita ter sido requentada no microondas e achei pesada.
O prato escolhido foi mandioca e frango fritos e um creme de espinafre com camarão.
2 - Maria Escaleira - polonês em Pinheiros.
A comida é deliciosa. Tem menu executivo no almoço durante a semana (cada dia um prato e sobremesa diferente) e rola jazz/blues as sextas e sábados a noite.
O prato escolhido foi goulash com arroz c/ coco e de sobremesa uma torta de maçã com canela e creme.
3 - Acrópole - grego no Bom retiro.
A comida é muito boa e você escolhe a comida por um vidro da cozinha, ou seja, dá pra comer com os olhos antes..rs
O prato escolhido foi mussaca.
4 - Strudel Doceria Hungara - hungaro em Pinheiros. Apesar do nome eles não servem apenas doces.
Fui pra almoçar qualquer coisa e depois comer o apple strudel, mas a salada e o risoto estavam tão gostosos que levei o pastel de maçã pra casa..rs
A massa do strudel é bem fininha e o recheio delicioso!
5 - Tomyam - Tailandês e indonésio nos Jardins.
A comida é muito boa e provei um drink delicioso: frozen de vodka com maracuja e licor de morango.
O prato escolhido foi frango ao curry verde com capim limão e manga.
Também provei o filé ao curry mussaman e batata doce crocante e estava muito bom!

Bares:
Veloso - a melhor coxinha e caipirinha de São Paulo (não tem como falar de bar sem falar da minha gordice favorita!). O bar está sempre cheio durante a semana a noite e no fim de semana, mas é tão gostoso que até encaro a fila sem reclamar muito ou no pior caso, peço coxinha pra viagem, porque vale muito a pena.
Espaço Zebra - o bar fica no quintal na parte de baixo de uma galeria aqui no centro (os donos moram lá e expõe parte da casa que tem um quê de antiquário - uma graça!). Só funciona às sextas e sábado num espaço descolado com música, projeções, drinks diferentes e donos muito simpáticos.
Skye Bar - fica no terraço do Hotel Unique e vale a visita seja pela paisagem da cidade ao anoitecer, seja pelo lindo bar a noite. 
Drosophyla - num casarão tombado dos anos 20 é possível curtir as apresentações de música da casa ou reservar um dos cômodos para curtir com os amigos. Só o espaço já vale a visita, além disso eles servem diversos drinks e petiscos para você provar.
Sancho Bar e Tapas - se quer curtir um clima mais romântico e uns petiscos espanhóis (tapas), o Sancho é uma ótima pedida. Se der sorte, pode até ouvir uma guitarra flamenca que às vezes rola por lá.
Tem muitos outros bares na região da praça roosevelt, vila madalena, itaim bibi, brooklin, vila mariana... apenas citei alguns que acho que vale a visita. Assim como os restaurantes, vale escolher o que quer beber, o que quer petiscar ou algum motivo temático que queira ver e dar um google.

Música:
Ó do borogodó - é um bar com grupos de samba tradicionais numa casa da vila madalena. Não espere nem sentar, nem comer, mas sempre tem cerveja gelada e uma boa música para ouvir.
Jazz B - Bar de jazz no centro de São Paulo com apresentações diárias de segunda a sábado com boa cerveja e boa música. Ele é parente do Jazz nos Fundos, outro ótimo bar para conhecer na Vila Madalena.
Também diversas opções de shows, bares com música ao vivo e baladas que dependerão do gosto e do dia desejado.

Compras:
Por aqui tem 3 grandes centros de vendas:
Bom retiro - Rua José Paulino - roupas femininas de várias tipos de qualidade e preço.
25 de março - todo tipo de tranqueira imaginável: fantasias, coisas para casa, bijouteria...
Brás - vendem roupas, mas mais por atacado.

Feiras de antiguidades:
Praça Benedito Calixto - acontece todos os sábados das 9h às 19h. Tem o bônus da feirinha de comida, muitos restaurantes e galerias ao redor da praça.
Praça Dom Orione - acontece todo domingo das 9h às 17h. Também conta com diversos restaurantes e cantinas ao redor da praça. Vale andar pelo Bixiga e ver os casarões antigos e os grafites da região.

Jantares temáticos:
Tem diversas casas hoje em dia aqui na capital que servem jantares temáticos, dentre elas eu recomendo duas que já visitei: Balaio e a Casa e Bottega, São casas lindas, com muita gente boa que te faz se sentir em casa num jantar entre amigos e com preço justo. Seguem as páginas para verificar a programação dos jantares:
- Balaio: https://www.facebook.com/groups/casadacardeal/permalink/1257778887593816/
- Casa Cardeal: https://www.facebook.com/Casa-e-Bottega-124730457599762/?fref=ts

Carnaval de São Paulo:
Além do tradicional desfile de escolas de samba no Anhembi, o que tem crescido (e muito!) por aqui são os blocos de rua que movimentam milhares de pessoas todos os fins de semana de janeiro e fevereiro. Tem de tudo: marchinhas tradicionais, rock, mpb, samba, pagode, salsa, brega, música eletrônica.. blocos temáticos como o Casa Comigo?, Pagu (feminista), Catuaba (nossa bebida favorita!), Mamãe eu quero (infantil)... São mais de 400! escolha seu estilo, sua fantasia e divirta-se!
Gosto muito do Acadêmicos do Baixo Augusta, mas esse ano estou curiosa para ver o bloco "Os buena vista" que trarão a mistura cubana do Buena Vista Social Club para o Bixiga!
Veja a programação dos blocos de 2017 aqui: https://samba.catracalivre.com.br/sp/blocos-sp/indicacao/confira-a-programacao-dos-blocos-que-desfilam-em-sao-paulo/

centro cultural banco do brasil

vale do anhangabaú

shoppinh light - viaduto do chá

Faculdade Largo São Francisco

banca de frutas no mercadão

banca de temperos no mercadão

mercadão

vista do edifício martinelli

topo do edifício martinelli

catedral da sé

pateo do colégio

edifício itália

museu da imigração - antiga hospedaria

estação da luz

estação da luz

museu de arte sacra

lambe lambe na praça roosevelt

parque da aclimação

museu redbull station

casarões do bixiga

cantinas do bixiga

vista do mirante 9 de julho

minhocão aberto aos domingos para lazer

lambe lambe na consolação

show na av. paulista aberta para lazer aos domingos

jazz no tabuleiro do acarajé

show na casa das caldeiras

show no centro

al janiah - comida árabe e shows com refugiados

lambe lambe vila madalena

vista do topo do shopping light

jazz na zapataria

grafites no bixiga

samba na praça dom orione

auditório ibirapuera

show no ibirapuera

parque ibirapuera


Nenhum comentário:

Postar um comentário