domingo, 25 de fevereiro de 2018

Cuba: Havana, Trinidad, Remédios, Cayo Santa Maria e Varadero

Cuba

- Moeda e câmbio
Cuba tem duas moedas oficiais: o CUC (moeda turística) e o CUP (moeda nacional). 1 CUC equivale a 1 dólar ou a 25 CUPs. No câmbio de dólares é imposta uma taxa de conversão de 10%.
As casas de câmbio são chamadas de Cadecas e você encontrará exatamente a mesma cotação em todos os lugares, inclusive no aeroporto.
Dependendo de quanto tempo ficará em Havana, vale trocar uns 5 ou 10 CUCs por CUP para usar em alguns transportes, mercados, bares e lanchonetes locais.

- Aeroporto
Do aeroporto para Havana Vieja, Centro ou Vedado, os taxistas do aeroporto cobram 25 CUC e você pode compartilhar a corrida com outros turistas, mas provavelmente, o taxista tentará cobrar 10 CUCs mais caso pare em 2 pontos distintos.

- Hospedagem
Hoje em dia, para se hospedar em Cuba, você pode buscar as tão famosas casas de família no Airbnb por cerca de 20/25 CUC o quarto. Pelas minhas pesquisas, os quartos costumam ser grandes e ter boas instalações, como banheiro dentro do quarto, frigobar.. Basta escolher o bairro e a casa que mais lhe agradam.
Nas casas em que me hospedei, o quarto que eles disponibilizaram no Airbnb eram os melhores da casa.

- Internet
A internet é escassa. Alguns hotéis, restaurantes, praças e casas de família possuem um ponto de wi-fi, mas para poder usá-lo, você precisa comprar um cartão de acesso de 1 a 5h nos pontos de venda da Ectesa e sempre há filas (isso quando não está fechado para inventário).. cada hora custa 1 CUC e há limitação de 3 cartões por vez. Eu comprei um cartão de 5h, mas funcionou por cerca de 2h/2h30 e por isso, eu não recomendo (o de 1h funcionou certinho).

- Tomada
O padrão de tomada do país é o tipo A e B - aqueles dois terminais retos.

- Comércio
Não há muitas opções nos mercados locais e ás vezes, faltam coisas... há épocas em não há água em qualquer loja, chocolate é difícil de encontrar, me disseram que vendem absorventes somente em alguns hotéis...
Há mercadinhos cheios, mas com poucos itens em grandes quantidades.
Em Cuba, os comércios locais e os turísticos podem estar um ao lado do outro. Nesse sentido, não existe bem uma zona turística e zona local. O que se vê mais marcante entre o que é turístico e o que não é, é o acabamento dos bares, restaurantes e das casas das ruas principais e/ou que recebem turistas.

- Segurança
Todos me diziam o tempo todo "não se preocupe, aqui é seguro", mas as cidades são escuras e algumas ruas são isoladas... pode ser pela minha referência de São Paulo, por viajar por algumas cidades sozinha e pelo tanto de cantadas que se escuta nas ruas, mas eu não me senti super a vontade andando a noite em alguns lugares, porém realmente nada aconteceu (nenhuma abordagem nem de roubo nem de assédio).

- Transporte entre cidades
Para viajar entre cidades, você poderá comprar os tickets da companhia de ônibus Via Azul com antecedência ou buscar um taxi compartilhado, que custa o mesmo preço do ônibus (a casa poderá te ajudar com isso por 5 CUCs mais ou você poderá arranjar por conta própria próximo dos terminais de ônibus ou na praça principal da cidade).

- Pessoas
Tirando as cantadas, as pessoas são muito receptivas e agradáveis.
Me senti um pouco intrusa com algumas dúvidas, mas responderam tudo sem titubear e demonstraram bastante lucidez nas discussões tanto internas quanto externas.
As pessoas que trabalham para o governo recebem em média 20 CUCs por mês e recebem a "cota", uma espécie de cesta básica semanal. Esse valor não é suficiente para nada além de sobreviver.
Me disseram que antes da queda da União Soviética, o salário pago pelo Governo era suficiente para um sustento razoável da família, mas que hoje só atende as necessidades básicas.
As pessoas que trabalham com aluguel de quarto, transporte de turistas e comércios são as que tem uma qualidade de vida melhor. E conseguem, ocasionalmente, sair do país para fazer compras pessoais ou revender internamente. As que tem parentes no exterior também.
Os cubanos podem viajar para poucos países sem necessidade de visto (mencionaram apenas para Rússia, Guiana, Suriname e algum país do continente Africano). E pelo que entendi, o processo de solicitação de visto é burocrático e caro.
Por outro lado, os cubanos tem acesso aos serviços básicos gratuitos assegurados como: educação, saúde e segurança (que parecem funcionar).

Havana
Em Havana, eu me hospedei em Vedado, um  bairro mais novo, de classe média, onde ficam boa parte das casas de família. Eu gostei da localização e do fácil acesso para qualquer parte da cidade (a Línea e a 23 são as ruas com melhor acesso as "máquinas": uma espécie de táxi compartilhado e com rota fixa por 10 CUPs - mais ou menos 0,40 CUP).
O bairro Havana Vieja é onde você encontrará a maior parte dos pontos turísticos e também mais agito a noite. Porém, nem todas as ruas são boas para se hospedar e as casas são mais velhas.
O meu lugar favorito em Havana foi a Fábrica de Arte Cubano, um centro cultural incrível com shows, djs, aulas de dança, exposição de fotos e de quadros, restaurante, bar e venda objetos, roupas e bijouterias locais. A Fabrica funciona de quinta a domingo a partir das 20h, a entrada é 2 CUC e os shows começam a partir das 22h (a casa não abre nos meses de janeiro, maio e setembro). É necessária reserva para acesso ao restaurante El Cocinero.
O museu da revolução é parada obrigatória para entender um pouco mais sobre a revolução e os primeiros anos do governo revolucionário sob o ponto de vista do governo revolucionário..rsrs A entrada são 8 CUC e funciona diariamente das 9h30 às 16h.

Trinidad
Trinidad está a cerca de 4h30 de carro de Havana - 30 CUCs com carro compartilhado.
Beeeeem turística, mas lindinha. Cidade histórica próxima de praias, de montanhas e cachoeiras.
A cidade conta com vários restaurantes/bares com música ao vivo, mas não espere qualidade (esse foi um dos pontos que me decepcionou em Cuba).
O meu lugar favorito foi a península de Ancon. Praia linda, marzão caribenho e super tranquila.
Ancon está a 15km de Trinidad e você pode ir de bicicleta, taxi privado ou compartilhado no Parque Cespede. O taxi sai 8 CUCs, podendo ser compartilhado com até 4 pessoas.
Próximo de Ancon há algumas praias de pedras lindas até o caminho da praia Bocas, que é a mais sem graça de todas.
Outro passeio que fiz foi o de trem para o Valle del Ingenio, que já não funciona mais há uns 10 anos..rs o vale é bonito, passa pela zona rural de Trinidad, muitas plantações de manga e cana de açúcar, para numa torre e depois segue para a fábrica desativada e que hoje funciona o "museu" do açúcar (não sei porque para aqui, a fábrica foi destroçada, não tem dados históricos além de 1 banner do lado de fora, não tem guia e nem nada). Custa 15 CUCs. Acho que talvez conhecer o vale a cavalo possa ser mais interessante (e o tour termina numa cachoeira).

Remédios
Remédios está a cerca de 4h de carro de Trinidad - 25 CUCs com carro compartilhado.
É uma das cidades mais próximas dos Cayos e incrivelmente, não é muito turística.
As ilhas estão a cerca de 40/50km da cidade e estão ligadas por uma estrada de 50km construída sobre o mar.
Remédios é uma típica cidade do interior, onde as pessoas se reúnem na praça para conversar, assistem tv ou veem a vida passar com a porta da casa aberta... todos sabem de tudo e todos e os comércios fecham cedo.
Eu passei 2 dias em Remédios, sendo um deles, a maior parte do tempo em Cayo Santa Maria e fiquei com a sensação de ter andado por todas as ruas da cidade..rs gostei de poder ver um dia a dia cubano não tão turístico, de papear e tirar minha dúvidas sobre a vida cubana e a questão do programa mais médicos e das fotos que nunca tirarei (aquelas imagens que seriam lindas fotos, mas que não tiro porque me sinto invadindo a vida/casa alheia).
Na praça principal de Remédios há um restaurante chamado: Portales de la Plaza que é bonitinho, mas local e bem barato. O prato custam 2 CUCs.
Não há nada para fazer a noite na cidade..rsrs

Varadero
Varadero está a cerca de 4h de carro de Remédios e a 2h de Havana - 20 CUCs em carro compartilhado.
A cidade é hiper turística: muitos hotéis, resorts, comércio, restaurantes, bares... mas alguns hotéis me pareceram bem decadentes. Pode ter sido um ponto turístico de gente com dinheiro no passado, mas hoje é um turismo mais popular.
Varadero é uma espécie de ilha/península ligada ao bairro de Santa Marta através de uma ponte. A praia é bem extensa, cerca de 15/16km de areia branca e mar completamente azul.
Não achei um lugar imperdível, mas é bem bonito.
Para sair a noite, há bares locais em Santa Marta e há um lugar mais turístico em Varadero chamado Calle 62, que é bar de salsa ao lado do La Fondue (algumas pessoas se referem a ele assim), lá rolam shows de salsa, apresentações de dança e acrobacia com fogo.
Havana Vieja

Havana Vieja

A caminho de Remédios

Trinidad

Cayo Santa Maria

Cayo Santa Maria

Varadero

Varadero

Restaurantes - Havana Vieja

Capitólio - Havana Vieja

Teatro Nacional - Havana Vieja

Havana Vieja

Vedado

Malecon - Havana Vieja

Malecon - Havana Vieja

Havana Vieja

Museu da Revolução - Havana Vieja

Rua Brasil - Havana Vieja

Havana Vieja

Havana Vieja

Fábrica de Arte Cubano

Fábrica de Arte Cubano

Vedado

Havana

Havana

Havana

Telas de Yoandy García Rodriguez - galeria Trinidad

Trinidad

Península Ancon

Península Ancon

Península Ancon

Trinidad

Trinidad

Trinidad

Valle del Ingenios - Trinidade

Valle del Ingenios - Trinidade

Valle del Ingenios - Trinidade

Valle del Ingenios - Trinidade

Valle del Ingenios - Trinidade

Fila para compra de cartão de internet - Trinidad

Fila do pão - Remédios

Cayo Santa Maria

Cayo Santa Maria

Varadero em dia de chuva

Varadero em dia de sol




Nenhum comentário:

Postar um comentário