segunda-feira, 13 de julho de 2015

Escócia

Ir para Inglaterra e não ir pra Escócia era um pecado que eu não cometeria.
Comecei minhas andanças por Edimburgo após quatro horas de trem a partir de Londres.
Mal saí da estação e já fui almoçar num delicioso restaurante Tailandês chamado Chaophraya que tem vista para o castelo. Como não se apaixonar? O atendimento não foi lá muito bom, mas a vista é linda.
Como estava cansada e a chuva não estava com muita cara de que iria parar, fizemos um tour pelos pubs de Leith. Fã ou não do filme/livro Trainspotting, vale a visita ao bairro: belo canal, bons pubs e um outro lado não tão turístico da cidade.
Dia seguinte fiz um free walking tour pela cidade velha que dispensa comentários, além de linda guarda muitas histórias antigas e novas. Aqui é possível visitar o museu da Escócia (que em 2016 terá o retorno da ovelha Dolly), o inacreditável pub Frankstein que funciona numa antiga igreja (outra bela igreja do centro histórico foi transformada num café), o café onde foi escrito Harry Potter - The elephant house, a escola em J. K. Rowlling se inspirou ou mesmo o cemitério da onde ela tirou alguns nomes para seus personagens, ver onde ficava a antiga forca da cidade (Dizem que Maggie Dicksons foi a única a sobreviver após enforcamento e por conta disso foi liberada da pena de morte devido ao ocultamento de gestação), a tumba e a estátua do cão Bobby, que guardou o túmulo do seu dono por 14 anos, a catedral St. Giles, a Camera Obscura (um prédio com 5 andares e diversos tipos de "brinquedos" para ludibriar sua percepção, dentre eles, o túnel de luz que dá a sensação de que a ponte em que você se encontra está rodando), Princes street gardens e se o tempo ajudar, dá pra subir no topo do Scott monument e ter uma bela vista 360°.
Confesso que a chuva por lá é diária e nada mais verdadeiro do que: "Não gostou do clima da Escócia, espere 30 minutos. Gostou do clima da Escócia, espere 30 minutos". Mas Edimburgo é linda indiferente da cor do céu (deixando claro que prefiro azul..rsrs).

Se você também tem intenção de conhecer Skye e Highlands, principalmente no verão, reserve alguns dias antes e por mais que os folders detalhem de maneira diferente, os tours passam pelos mesmos lugares, basta buscar o menor preço. Se for pra Glasgow também vale checar onde é mais barato, porque a van sai de Edimburgo e passa por lá pra buscar passageiros (esqueci de perguntar quanto o pessoal pagou pra listar aqui).
Fiz o passeio de 3 dias saindo de Edimburgo e achei a ida e volta um pouco cansativas. Passamos 2x pelo castelo Eilean, paramos para vários cafés e banheiros, mas não paramos em belos lugares pelo caminho (alguns inclusive que estavam listados no tour).
O norte é lindíssimo e vale muito a visita: praias, cachoeiras, lagos, montanhas, castelos e vacas cabeludas. Se tiver coragem de alugar um carro e dirigir na mão "errada", acho que conhecerá Highlands como merece: com calma e atenção.
PS.: as músicas que o motorista colocava me faziam cochilar quase que automaticamente.

Glasgow não estava nos meus planos, mas era tão pertinho de Edimburgo que eu decidi passar 2 dias. Segundo arrependimento da viagem: foi pouco tempo pra conhecer a cidade.
Diferente de Edimburgo que é pequena e as atrações ficam ao alcance dos olhos, Glasgow é grande e tem muitas coisas pra fazer: Galeria de Arte Kelvingrove (é enorme e tem sessões educativas e interativas, além dos recitais diários ás 13h - domingo ás 15h), a Catedral (são 3 ambientes num salão enorme), o museu St. Mungo (tem uma bela vista da catedral), a galeria de arte moderna, George square e a Bunachan street que sempre tem músicos de rua... Isso foi o que consegui ver.
Já deixei de fazer algumas coisas que gostaria, porque o verão europeu me dá a sensação de que ainda é cedo (anoitece a partir das 22 horas), mas tudo continua fechando as 17h.
Meio que sem querer, acabei conhecendo 3 cidades muito diferentes entre si e eu recomendo todas.