quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Grécia

Atenas pra mim é uma cidade de passagem. Eu passei uns 4 dias no total por conta das viagens pras ilhas e vôos e já não tinha mais o que fazer. 
O roteiro básico é Acrópolis, o pôr do sol no monte em frente, Museu de Acrópolis e a zona comercial ao redor. Fora isso, as praias próximas ao porto Pireus no verão. E se tiver disposição, a subida até o Monte Likabettus.
A parte boa dessa viagem foi poder deixar o mochilão no hostel de Atenas no início da viagem e retirar no fim sem nenhum custo.

Creta
Uma amiga me disse que eu tinha que visitar Creta, mas eu estava tão cansada de planos que eu acabei indo sem pesquisar direito. Planejei 3 dias na ilha e fiquei 10..rsrs
Os destaques são as praias da região de Chania: as minhas favoritas são Balos e Gramvousa, mas também gostei bastante Elafonissi e Stravos.
Se estiver disposto a alugar um carro, também é possível conhecer Stefanou (tentei ir, mas é impossível de ônibus, táxi ou a pé). E neste caso, se tiver tempo, a melhor opção é dirigir pela costa de Chania e parar onde sentir vontade. Tem lindas praias pelo caminho.
O centro velho de Chania é uma graça e o melhor lugar pra se hospedar. 2 aeroportos próximos, muitas opções de restaurantes, bares, mercado e de brinde lindo pôr do sol na margem do antigo porto.
Chania tem algumas praias locais, como Agii Apostoli, mas são bem cheias na alta temporada e perdem feio pras listadas acima.
A região de Rethymno tem um centro histórico parecido com Chania e a bela praia de Matala (praia cercada por 2 morros cheios de cavernas: de um lado as cavernas turísticas e do outro as cavernas ocupadas, em sua grande maioria, por hippies). O centro de Matala é minúsculo, mas tem um bar de rock!..rsrs Vale a visita ao figuraça Roperto no bar Baba Yaga.
A vizinha da frente, Ágia Gallini, é bonitinha, mas a visita se torna dispensável com tantas outras melhores opções na ilha.
Em Preveli, você poderá ver o encontro do rio congelante verde com o mar azul. Bem bonito! Vale também visitar a quase deserta e não tão famosa praia ao lado (basta atravessar o morro a direita).
A região de Heraklion foi a mais sem graça de todas..rsrs lá está o maior porto, mas as praias são normais e o centro histórico OK.
Outra opção de passeio fica no distrito de Lasithi. O tour abrange Agios Nickolaos e a ilha de Spinalonga. A história da ilha, que não era ilha até a intervenção dos venezianos, conta com ocupação veneziana no século XV, ocupação otomana no século XVIII e a última colônia de leprosos da Europa no século XX. Atualmente inabitada, a ilha serve apenas como atração turística. Sinceramente não considero um passeio indispensável.

Zakynthos
Sabe aquela foto pavorosa que você vê em todas as redes sociais de um morro com vista para uma praia azul  na Grécia? Então, Navagio está aqui.
Só Navagio já vale a visita e Zakynthos tem muito mais a oferecer.
Navagio está localizada no norte e pode ser vista do alto através de transporte particular ou tour de ônibus pela ilha, mas a praia só é acessível de barco. Se possível, opte por um barco menor e fora do horário das 12h ás 14h, horário em que os grandes barcos param por lá e lotam a pequena praia. Ela será impressionante de qualquer jeito, mas esse será um jeito mais tranquilo de passar por lá.
Cameo Island fica no sul, no fim da tumultuada praia de Laganás e na frente da ilha de Marathonisi. Para entrar em Cameo Island você paga 4 euros para ter acesso a praia com direito a uma bebida. A praia é bem pequena, mas limpa e agradável. Geralmente tem um DJ e o bar da praia funciona no fim de tarde até de madrugada. Há também um outro bar na parte de cima da ilha.
Marathonisi, , também conhecida como Turtle Island devido ao formato de tartaruga. Há duas formas de conhecer essa ilha: pelo tour das tartarugas ou de táxi boat a partir de Laganás. O tour para em alto mar para ver as tartarugas, passa e para pela cavernas azuis e segue para um dos lados de Marathonisi. Já o táxi boat para do outro lado, mais calmo e mais bonito da ilha.
Os grandes atrativos estão localizados no norte e oeste da ilha, mas as hospedagens e o porto estão no sul. Os passeios não cobrem todos os circuitos turísticos e mesmo no alto verão não há tours diários além da volta de barco a ilha. Por conta disso, vale o aluguel de um quadriciclo, moto ou carro para circular por lá.
Do norte de Zakynthos é possível pegar um ferry até o porto sul de Kefalonia ou do sul, fazer um tour de um dia na ilha vizinha.

Kefalonia
O porto já te dá uma mostra de como será dali pra frente.
Kefalonia não é tão explorada turisticamente, mas é lindíssima.
Começamos o tour pelo mosteiro de Agios Gerasimos, depois fomos para uma gigantesca caverna com estalactites e estalagmites chamada Drogarati, seguimos para uma outra caverna com lago azul chamada Melisani, almoçamos nos arredores da praia Lithovatis (eu troquei o almoço pelas praias, a orla tem várias praiazinhas de água cristalina e muitas pedras) e terminamos com o mirante de Myrtos.

Santorini
Eu não gostei..rsrs
É uma das ilhas mais turísticas da Grécia junto com Mykonos. É entupida de gente, cara, não tem praias tão bonitas quanto as outras ilhas, rola uma procissão e uma disputa insana por lugares para ver o pôr do sol.
Caso faça questão de conhecer, além do cartão postal da ilha: pôr do sol em Oia com suas contruções brancas e capelas de telhado azul, vale a visita aos 3 diferentes tipos de praia com areia preta, vermelha e branca, caminhada pelo vulcão e águas termais.

Meteora
Os impressionantes mosteiros construídos nos topos das rochas de arenito de Meteora foram feitos pelos monges eremitas pela necessidade de proteção em relação a ocupação otomana.
A cidade conta com 6 mosteiros que são facilmente acessíveis de carro, ônibus, táxi ou a pé. A única parte tensa são as escadas!..rs
Indiferente do tipo de transporte, planeje-se para ver o pôr do sol lá do alto. É inexplicável de tão lindo.
As opções de hospedagem estão concentradas em Kalabaca (cidade menor, mas na entrada de Meteora) ou numa cidade vizinha chamada Trikala (um pouco maior, mas há uns 30/40min de ônibus que passa de hora em hora).

Pyli
Se tiver mais tempo na região, Pyli é uma pequena cidade com pontes de pedra e cachoeiras nos arredores de Trikala. A cachoeira mais próxima da cidade está localizada há uns 2km do centro, ao lado do Okatappakthe Café e a cachoeira principal chamada Paleokarya está há 30min de carro do centro de Pyli.





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário